Amanda Fetzner - Jornal Ibiá - 24 de agosto de 2009 - Edição 3770 - Ano 27
Autoridades de Salvador do Sul estão avaliando a implantação do PIM para atender também suas crisnças |
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento integral das crianças com até seis anos, o programa Primeira Infância Melhor (PIM) atua em diversos municípios do Estado. Salvador do Sul pode ser o próximo a contar com o serviço. Na última semana, representantes do projeto estiveram no município, para reunião no gabinete da prefeita Carla Maria Specth. A atividade teve por objetivo apresentar o programa para as autoridades salvadorenses, que estão estudando a implantação do PIM.
Participaram do encontro a prefeita Carla Maria Specht; o vice-prefeito, José Valdir Mildner; a secretária de Saúde, Maria Odete Führ Bohn; a secretária de Educação, Dinara Janete Hochscheidt; a enfermeira do Estratégia Saúde da Família (ESF), Andréia da Costa Baumann; a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Líria Cecília Piccoli; a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Veridiana Rohr Rinaldi; o coordenador do PIM da 2ª CRS e supervisor pedagógico, Cristiano Barreto Kochenborger; e a enfermeira chefe de Ações em Saúde da 2ª CRS, Maria Bernardete Fonseca.
O PIM visa atender às necessidades essenciais da criança em seus primeiros anos de vida. A coordenação do programa é feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Trabalho, Cidadania e Assistência Social. A execução é de responsabilidade das prefeituras, através de um grupo composto por técnicos das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
As crianças que não são atendidas por escolas de Educação Infantil ou centros educacionais são o foco do trabalho realizado por visitadoras. Elas orientam e esclarecem as famílias em situação de vulnerabilidade social. Após o trabalho nas casas, os profissionais do programa seguem acompanhando as famílias para verificar o modo como estas estão executando as ações sugeridas, controlando os resultados alcançados pelas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário